top of page
  • Foto do escritorpromob associacao

O Passeio dos Artistas: Olga Santos

Atualizado: 2 de out. de 2023

Numa altura em que a PROMOB organiza a nova edição do Festival Cultural Semente, passa pelo nosso Passeio dos Artistas a Olga Santos, também ela mentora e organizadora do projeto.


Formada em arquitetura pela Escola Superior Artística do Porto, é nesta cidade que habita e é sócia-gerente de um Atelier de Arquitetura e Galeria de Arte, desde 2003. Porém, as suas raízes na vila da Mamarrosa ditam muito do seu imaginário e do modo como se move pelo mundo das artes plásticas.


“Desde cedo desperta para o sensível e o privilégio de viver em contacto com o campo”, Olga diz encontrar na natureza a sua paleta de cores e a sua inspiração para a criação e expressão artísticas.


Desde pequena que procura a beleza nas coisas pequenas que a rodeiam, e foi como autodidata que se iniciou na pintura e na escultura, de tal forma que passou por um curso de saúde antes de chegar finalmente à arquitetura.


Mas com a ajuda direta e muitas vezes indireta, através de livros e obras, de vários mestres como Calvet de Magalhães, foi seguindo o seu sonho e criando diversas experiências neste meio, com a natureza, as flores e a terra sempre como principais focos.


“O privilégio de viver no campo e estar em contacto com ele através dos meus pais, deixou-me sempre sonhar.”



Voltar à Mamarrosa para um evento como o Festival Semente foi, pois, um grande momento no seu já longo percurso, uma vez que lhe deu a possibilidade de contribuir para um projeto na terra que a inspira e onde foi criada. Ainda para mais através da sua arte e da dos que tantas vezes alberga no seu atelier.


O Festival consiste, além de uma feira do livro e da árvore, numa mostra cultural e de reflexões acerca da literatura, a arte, a cultura e a sustentabilidade, tendo, na primeira edição, contado com três exposições compostas por obras de mais de três dezenas de artistas ligados à Galeria Olga Santos, incluindo da própria. Na segunda edição, agendada para 17, 18, 19 e 20 de março de 2023, as exposições de arte ficarão igualmente a cargo destes e outros artistas plásticos. As obras refletirão sempre temáticas relativas ao planeta e à natureza, já que, como realça, “é urgente sensibilizar as pessoas para a importância da Mãe Terra. Entender que a nossa missão passa por semear em todos os sentidos e perceber que a Terra é a nossa maior riqueza.”


Olga Santos faz dos seus sonhos e experiências uma missão: contribuir para o crescimento coletivo, sustentável e inclusivo das comunidades, fazendo da arte a sua arma e bandeira.


“A Arte tem a missão de elevar o carácter do Homem, desenvolver a sensibilidade para sentimentos e atitudes de verdade, do bem e do belo.”


177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page