top of page
  • Foto do escritorpromob associacao

II Festival Cultural Semente

Atualizado: 5 de abr. de 2023





A segunda edição do Festival Cultural Semente já tem data marcada!


De 17 a 20 de março, vamos voltar a encher a vila da Mamarrosa de livros, arte, árvores, natureza, reflexões e terra.


Organizado em parceria entre a PROMOB e a Galeria Olga Santos, e com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, o evento contará com uma feira do livro e da árvore com mais de uma dezena de livreiros, alfarrabistas e vendedores de árvores, plantas e sementes.


A par deste mercado, decorrente no salão da AMMA (Associação de Melhoramentos da Mamarrosa), a zona contígua que inclui o largo Professora Rosinda de Oliveira estará dedicada, no sábado à tarde, a uma pequena feira de hortaliças e sementes com produtores locais. Durante os outros dias do Festival, o mesmo espaço estará fechado ao trânsito e servirá de recreio para as crianças desenvolverem atividades diversas, desde jogos tradicionais ao uso de bicicletas e patins.


Em termos de programação cultural, o evento contará com três (3) exposições permanentes de pintura, escultura e fotografia, compreendendo obras de artistas plásticos de todo o país e dos formandos da II Oficina de Fotografia PROMOB. Estas exposições ocuparão alguns lugares desabitados da vila, como antigas adegas e destilarias.


O evento incluirá workshops e palestras sobre temas tão variados como mindfulness e aromaterapia com elementos da natureza, voluntariado ambiental ou ecopsicologia, e ateliers pedagógicos de leitura para crianças e idosos.


As apresentações de livros, como A Poesia dos Retratos, de João Paulo Teles, também farão parte da programação do Semente, em 2023.


Haverá, ainda, tempo para uma sessão de yoga e uma caminhada literária pela vila, explorando os nomes das ruas, a poesia e prosa locais, bem como a fauna, a flora e os costumes agrícolas da envolvência.


Música também não vai faltar já que coletividades locais, como a Banda Juvenil da Mamarrosa e o Coro de Vozes da D’Orfeu, apresentarão o trabalho desenvolvido através de pequenos concertos. A somar, haverá dois espetáculos criados por artistas da comunidade – “De ter raízes no chão”, um concerto poético de Eduarda Mota e Ricardo Regalado com o Grupo de Cantares Populares de Bustos, e “Uma árvore e um pássaro encontram-se”, um espetáculo teatral e de poesia, criado e interpretado pelos Jovens Artistas Unidos.


A já tradicional tertúlia de reflexão será dedicada ao tema “Raiz e memória” e contará com os pareceres de individualidades ligadas à neuropsicologia, ao teatro, à arquitetura, ao associativismo cultural e ao jornalismo.



A primeira edição do evento, decorrida em março de 2022, levou centenas de pessoas à Mamarrosa e experienciar este conceito tão próprio de reaproximação da comunidade à terra, à natureza e à cultura feita por organismos locais e também criada por artistas de várias raízes, mas partilhada no seio de uma localidade pequena.


Este ano não será diferente e tudo isto sob a cada vez mais premente perspetiva da sustentabilidade em todas as suas vertentes: ambiental, da preservação cultural e identitária do património dos lugares pequenos, do crescimento inclusivo das comunidades, do uso da terra, da produção e da criação artística.


As árvores e os livros em festa, de 17 a 20 de março, na Mamarrosa.


Fiquem connosco!



Com o apoio de:







452 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page