PROPONHO

A REVOLUÇÃO

NOVEMBRO

Proponho a revolução, Quartel das Artes

Durante meio ano, seis jovens juntaram-se regularmente pra pensar e fazer teatro. O trabalho que viria a ser apresentado é resultado de uma série de debates, discussões e conflitos que foram sido partilhados pelo grupo, e posteriormente propostos ao público.

Este espetáculo teve razão no Âmbito de uma investigação académica que apresenta o coletivo Jovens Artistas Unidos como uma possibilidade de Teatro Para Jovens Hoje. A Essência deste projeto resida na noção específica de teatro como um espaço e um tempo incomuns para o diálogo, onde nos podemos reunir para discutir e pensar o mundo.

Seis jovens, sem qualquer formação teatral ou artística prvoenientes de um meio predominantemente rural, juntam-se para fazer teatro. Mas que teatro fazem eles? O que é para eles o teatro? E para que serve? Perante a possibilidade de um auditório disponível a ouvi-los durante o tempo que quiserem, perante o público atento a cada uma das suas vozes, que têm eles para dizer? num tempo cheio de informação e desinformação, de contacto permanente, de acessibilidade, aberto e global, impulsivo e imediato, o que podem eles dizer que possa mudar alguma coisa? O que pode o teatro? O que podem eles?

Esta Produção teve o apoio das seguintes instituições:

| IEC - Instituto de Educação e Cidadania da Mamarrosa

| Orfeão de Bustos

| Município de Oliveira do Bairro

CLARA - SOBRE O QUÊ?

BELA- SOBRE O MUNDO!

CLARA - QUERO MUDÁ-LO

BELA - DEVIAS DIZER ISSO COM MAIS EMOÇÃO! ISTO É TEATRO CLARA!

Proponho a Revolução, JAU

Este espetáculo foi apresentado no dia 29 de Novembro de 2019, perante uma audiência de 300 pessoas, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro.

Toda a produção foi desde o início responsabilidade da Promob, que contou com a colaboração de outras instituições como o IEC e o Orfeão de Bustos.

ensaio, Proponho a Revolução

Esta rede de associações foi como é, embrião para a oportunidade de criação artísticas, possibilitando um teatro como forma de educação e cidadania.

Os seis jovens criadores foram durante todo este tempo habitando diversos espaços  e integrando novas pessoas, desde, não só o inicio deste projeto específico, mas de todo o seu trabalho que já conta com 3 anos de vida.

Este projeto é para nós, associação, um motivo de orgulho e motivação, fruto e exemplo, de uma visão progressista e livre da cultura e da educação, dando oportunidade de expressão e criatividade, mas também, fomentando novas práticas artísticas e experiências sociais de elevada qualidade.

Este Projeto específico foi ainda considerado numa investigação académica, sendo objeto de estudo de um projeto de Mestrado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

COM O APOIO TIPOGRAFIA MINERVA