top of page

O Passeio dos Artistas: Orfeão Sol do Troviscal

Atualizado: 19 de ago.

Amici Semper Fidelis Musicae (Amigos sempre fieis à música), assim se intitulam os coralistas do Orfeão Sol do Troviscal - mais uma bela amizade que a PROMOB se orgulha de nutrir. São eles que cantam n’O Passeio dos Artistas, hoje.


O Orfeão Sol nasceu em 2011, no Troviscal, e reúne gente de vários cantos da Bairrada. É, por isso, um verdadeiro ponto de encontro entre gerações, onde “cada pessoa tem o direito de sentir, viver e partilhar música”. O que os move? A paixão pela música coral, pela arte e pela comunidade.


“[O Orfeão Sol é um espaço onde] a tradição e a ousadia podem caminhar juntas”

O seu reportório é vasto e diversificado, não se prendendo a um estilo só. A sua identidade, como nos dizem, “constrói-se olhando com respeito para o passado, vivendo intensamente o presente e tendo coragem para inovar no futuro”. Ao longo da sua história, além dos concertos polifónicos normais, já criou espetáculos diferenciadores, como os musicais Grinch, Abril a voar no peito, Cats, The greatest showman, Mamma Mia ou a Opereta Gatos. 



“Cantar juntos é também aprender uns com os outros”

Com a PROMOB, apresentou-se numa das nossas Feiras de Natal num registo mais ligado à época, juntou-se ao Flash Mob de homenagem à Mafalda Veiga, no Festival Semente da Primavera passada, e emprestou as suas vozes ao espetáculo encabeçado pela Barroca, “Por Este Rio Acima”, no âmbito do MOB 2025.



“O Orfeão é profundamente ligado ao povo - cantamos para toda a gente”

Para o grupo, o importante é reunir a comunidade e mostrar que “a expressão artística é um património vivo, essencial e acessível” a todos, pois só assim é possível aprendermos uns com os outros, partilhar experiências variadas e crescer juntos.


E com o crescimento, vêm novos desafios e desejos. Desde logo, o de levar música “a novos palcos - dentro e fora do país”. É com essa energia e vontade de ir sempre mais longe que o Orfeão segue em frente: a cantar, a emocionar, a juntar gente. 

Comentários


bottom of page