O Passeio dos Artistas: Marisol Arroz & Regina Reis
- promob associacao

- há 16 minutos
- 2 min de leitura
Se uma diz mata, a outra diz esfola. Poderíamos descrever assim a amizade entre Marisol Arroz e Regina Reis, duas figuras incontornáveis da nossa Barroca.
Uma residente de Bustos e a outra do Troviscal conheceram-se no Grupo Coral da Casa do Povo do Troviscal, quando o disruptivo maestro António Bastos dirigia o grupo. O espírito "fora da caixa" do maestro foi a chave para a decisão de ambas de o integrarem. E dali, "entre cantorias e gargalhadas", nasceu uma amizade ao estilo Thelma e Louise.
Depois dessa aventura, revelam, desejavam continuar na senda de projetos "fora do comum" e, por isso, "instantaneamente [quiseram] fazer parte da Orquestra Barroca". Hoje, é lá que partilham a sua alegria contagiante, enchendo os ensaios e encontros de boa disposição.
O projeto distingue-se por juntar músicos profissionais e pessoas que nada sabem de música num constante navegar por diferentes linguagens – "a dialeto dos músicos profissionais e os olhares confusos de quem ainda não percebe nada do que se está a falar". Nem Marisol nem Regina conhecem teoria musical, mas isso não impede o entusiasmo com que cantam e participam. Marisol, por exemplo, começou a dar os primeiros passos no cavaquinho, instrumento que também vai explorando na Tuna da UNISOB. Já Regina partilha: "a Barroca não é só cantar, é terapia, é partilha, é aprendizagem, é arriscar e, principalmente, acreditar".
São unânimes ao considerar a nossa Orquestra um lugar "de igualdade, onde todos se sentem seguros para contribuir". Chamam-lhe um "projeto bonito", que vive não só dos produtos artísticos e culturais, mas, sobretudo, da "diversão do processo, das horas de ensaios", sempre guiados pela batuta de Carlos Raposo, que consideram uma pessoa em quem é fácil confiar, capaz de conduzir o grupo com agilidade, "promovendo a conexão humana".
À parte das aventuras musicais na Orquestra, estas duas amigas são também presenças assíduas em várias atividades da nossa Associação. "A equipa da PROMOB sabe proporcionar bons momentos, sabe cativar", dizem. E nós temos todo o gosto em recebê-las e delas beber a boa disposição, alegria e sentido de comunidade.













Comentários