fEIRA DA SEMENTE-124.jpg

FESTIVAL
SEMENTE

O Festival Cultural Semente, criado e organizado em parceria entre a PROMOB e a Galeria Olga Santos, é uma iniciativa para o reencontro e a reaproximação da comunidade à terra nos seus diversos prismas - a que nos dá vida, a que nos dá pão e a que nos dá as pessoas que connosco habitam.

Uma feira do livro e da árvore, com livreiros, alfarrabistas e produtores locais, acompanhada de uma programação cultural extensa, com apresentações de livros, palestras e ateliers de leitura e literatura, workshops ligados a sementeiras, herbários e sustentabilidade, apresentações de associações ambientais, editoras de livros, e exposições de arte que ocupam alguns lugares desabitados da vila da Mamarrosa.

Sim, esta vila bairradina é o palco por excelência do Festival, tendo como ponto central, o Salão da AMMA, mas reintegrando e dando vida a outros espaços verdes e de grande valor patrimonial, como antigas adegas, destilarias, lojas e outros pontos de interesse, como antigos correios e farmácias. É nosso apanágio uma imersão do evento com o lugar que habita. Pretendemos que as várias atividades que forem acontecendo, possam integrar-se com os espaços culturais, sociais e naturais da vila, possibilitando a participação das pessoas e das entidades que até ali se desloquem (associações, instituições, comércio local, etc).

O envolvimento que pretendemos tem como objetivo o fomento de novas e diferentes práticas de leitura, sensibilizando para a importância do livro e da escrita, como modo e meio para construção de uma sociedade mais livre e conhecedora. Esta visão educativa relativa à leitura e literatura, estende-se de forma mais ou menos direta, sobre a importância de uma sensibilização para a preservação ambiental, através da reflexão conjunta acerca da floresta e da florestação, das práticas de agricultura cuidada, da importância contacto com a natureza.

Tomamos, para tal, o livro e a árvore como símbolos da dinâmica que pretendemos desenvolver.

semente4.JPG