CLPRO

ESCALÕES

4º ao 6º ano de escolaridade

7º ao 12º ano de escolaridade

qualquer cidadão que não se enquadre nos demais escalões

ENVIA O TEU TRABALHO PARA

TIPO LETRA TIMES NEW ROMAN
TAMANHO 12
ESPAÇAMENTO DE 1,5 CM ENTRE LINHAS,
MÁX. 3 PÁGINAS

NÃO TE ESQUEÇAS DE PREENCHER O
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Regulamento do Concurso Literário Professora Rosinda de Oliveira

Concurso promovido pelo Instituto de Educação e Cidadania IEC e pela PROMOB(Associação de Promoção e Mobilização da Comunidade), União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, Oliveira do Bairro

O concurso Literário Professora Rosinda de Oliveira constitui um reconhecimento da sua arte e causa, e contribui para perpetuar o seu nome. O concurso fomenta hábitos de leitura e escrita nos cidadãos.

Área literária do concurso

Prosa.

A quem se dirige o concurso

Pode concorrer ao concurso qualquer cidadão, dentro dos seguintes quatro escalões:

1. Primeiro escalão: cidadãos que estejam a frequentar, neste momento, do 4º ao 6º ano de escolaridade;

2. Segundo escalão: cidadãos que estejam a frequentar, neste momento, do 7º ao 12º ano de escolaridade;

3. Terceiro escalão: qualquer cidadão que não se enquadre nos escalões acima indicados.

A cada escalão serão atribuídos três prémios: 1º, 2º e 3º prémios, cuja natureza será definida anualmente. O júri poderá ainda proceder à atribuição de menções honrosas. Todos os outros participantes receberão um diploma de participação. Caso os trabalhos não apresentem qualidade, o júri reserva o direito de não atribuir qualquer prémio. Não haverá recurso das decisões do júri que é autónomo nas suas decisões, e atua independentemente das entidades organizadoras do concurso.

Características dos trabalhos:

1. Os trabalhos são individuais e inéditos;

2. Cada candidato pode concorrer com apenas um trabalho;

3. Cada trabalho deve ter título;

4. Os trabalhos devem ser datilografados, com tipo de letra Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre linhas, com o máximo de três páginas, formato A4, com margens de 3cm;

5. Os trabalhos não devem estar identificados com os nomes dos candidatos (os nomes dos candidatos devem constar apenas nos boletins de candidatura);

6. Na criação dos trabalhos, os concorrentes devem ter em conta as características da modalidade (prosa), a criatividade do conteúdo, a correção da expressão linguística, e a coerência e coesão textuais.

7. Os trabalhos devem ser escritos em português de Portugal, mas podem conter vocábulos e/ou expressões idiomáticas em português de outros países.

Modalidades de entrega dos trabalhos:

Os trabalhos podem ser entregues:

1. Em formato PDF, para o e-mail do IEC: instituto.educacao.cidadania@gmail.com;

2. Em papel, via correio para a morada do IEC:

Instituto de Educação e Cidadania

Largo da Igreja

3770-033 Mamarrosa

Os trabalhos devem ser acompanhados do boletim de candidatura devidamente preenchido. Os trabalhos entregues em papel (enviados por correio), juntamente com o boletim de candidatura, devem ser entregues em envelope selado. Todos os candidatos receberão um comprovativo a acusar a receção dos trabalhos. Os trabalhos entregues não serão devolvidos.

Períodos do concurso:

1. Entrega dos trabalhos: os trabalhos devem ser entregues entre 01 de outubro e 15 de dezembro de 2023;

2. Avaliação: o júri avaliará os trabalhos até 31 de dezembro de 2023;

3. Divulgação dos resultados: os resultados serão divulgados em fevereiro de 2024, na cerimónia “Evocar Rosinda de Oliveira”, no IEC.

Entrega dos prémios

Os prémios serão entregues em fevereiro de 2024, na cerimónia “Evocar Rosinda de Oliveira”, no IEC.

Disposições finais

As entidades organizadoras podem divulgar os textos premiados por qualquer forma, a partir do anúncio formal dos resultados.

Casos omissos

Cabe ao júri decidir sobre os casos omissos no presente regulamento.

JÚRI

filomena.PNG