esta palavra pede palco

A convite da Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro e por ocasião das comemorações municipais dos 50 anos do 25 de abril de 1974, a PROMOB esteve ao leme de uma importante iniciativa, um espetáculo comunitário de homenagem e reflexão, cuja estreia se deu, no passado dia 21 de abril, no Quartel das Artes.

“Esta Palavra Pede Palco”, de seu nome, contou com a encenação de Ricardo Regalado, a direção musical de Carlos Raposo, e o trabalho árduo e meses de preparação de várias instituições de todo o Concelho, nomeadamente, a secção de Teatro da ADREP (Palhaça), o grupo de Marchas Populares da Casa do Povo da Mamarrosa, a classe de Guitarra do Conservatório de Artes e Comunicação (Oliveira do Bairro), o Grupo Coral de Oiã, a União Filarmónica do Troviscal e o grupo de Teatro, Jovens Artistas Unidos, da PROMOB (Bustos), bem como outras pessoas da comunidade que quiseram juntar-se ao projeto.

Financiado pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, o espetáculo procurou prestar homenagem a todos os que, usando a palavra e a arte, resistiram a tantos duros anos de opressão, bem como aos que têm vindo a lutar por preservar a liberdade durante estes cinquenta anos de democracia.

Em formato de Revista à Portuguesa, dele fizeram parte sketches de Raul Solnado, a canção de José Mário Branco ou Zeca Afonso, a poesia de David Mourão-Ferreira, Ruy Belo, Mario Cesariny, Sophia de Mello Breyner, Fernando Pessoa, Mário Henrique Leiria ou João Habitualmente, a música de Fernando Lopes Graça ou Carlos Paredes, e os pensamentos de Karl Kraus, Bretold Brecht e Peter Weiss.

O espetáculo constituiu, sobretudo, um exercício de memória, de reunião da comunidade e de comédia sobre si própria, resultando, por isso, numa verdadeira realização da liberdade pela cultura e a arte. Através dele, deu-se relevo à importância da cultura escrita, interpretada, musicada e plástica para a promoção de uma sociedade mais conhecedora e, portanto, livre. Além disso, a reunião em palco dos pequenos artistas, das instituições culturais locais, é, em si, um contributo para a cultura democrática, inaugurada de forma livre e descoberta, depois de tantos anos de censura, a 25 de abril de 1974.

Espetáculo

Comunitário

fotos de Daniel Taipina

Fotografias de Diogo Filipe Morgado

dos ensaios

Liberdade, esperança, criança, Portugal, alvorada, música, poesia, teatro, cultura. Tantas palavras pediam e pedem palco e atenção. Tantas palavras se fizeram cumprir em palco, mas também nos meses prévios de preparação e ensaios. Os trabalhos, muitos deles realizados na Sede da PROMOB com todas as associações envolvidas, significaram uma verdadeira expressão da liberdade e da comunidade, da união do concelho de Oliveira do Bairro pela memória e o futuro. E deixa-nos imensamente orgulhosos e comovidos ver a nossa casa exercer o seu propósito: albergar quem interpreta e cria, dar espaço às palavras, às notas musicais, aos passos de dança, aos desenhos e pinturas, ao encontro.

Obrigado a todos por isso! Até à próxima.

Fotografias de Inês Mota e Paulo Marques