ESTA GENTE

CUJO ROSTO

FEVEREIRO

2020

exposição fotográfica

Somos feitos - literalmente! - a partir do pó das estrelas.

Carl Sagan (1934-1996) divulgou esta ideias massivamente em contexto científico, metamorfoseando-a do patamar da poesia e da religião, que até aí ocupava, para a beleza pragmática da existência quotidiana. Somos, pois, pó de uma nuvem finita que o vento arrasta tempo afora, pela vastidão da história e do espaço, impregnado efemeramente pela vida que lhe insuflamos.

somos, pois, cada um de nós, absolutamente insignificantes na imensidão do universo... tanto quanto esplendorosos, já que somos únicos no ânimo com que inflamamos essa poeira errante.

Ânimo, alma... essência!? única mas mimética, também. Será algures entre essa unicidade que nos distingue e esse mimetismo que nos dilui pelos outros adentro, onde teremos de fluir no tecido complexo da comunidade... Será aí, nesse delicado entrelaçado, que estará a nossa capacidade de evoluir enquanto sociedade? 

À nossa volta, à volta de cada um, redemoinha, de facto, em turbilhão, um pouco de todos os outros, muito de todos os nossos antepassados e das suas estórias.

Estas gente somos nós.

Nós somos esta gente.

Promob, 18 fev 2020

Jóni Costa

Telmo Domingues

Esta Produção teve o apoio das seguintes instituições:

| JF União de Freg. Bustos Troviscal e Mamarrosa

Dois fotógrafos amadores da nossa comunidade aceitaram o convite da Promob, para que em conjunto, construíssem uma exposição fotográfica que perpetuasse e partilhasse a alma da sua comunidade, mais propriamente, da pequena e pacata vila de Bustos, cujo passado muito mais fulgurante, resta hoje, ainda que muito desvanecido, só e ainda nos rostos daqueles que são afinal os únicos construtores daquilo a que chamamos lugares, aldeias, vilas, comunidades. Os seus habitantes, e com eles as suas causas, suas artes e seus ofícios. Ali está a costureira, um fotojornalista amador, e mecânicos de serviço, o senhor engenheiro que passa os dias a pintar, o agricultor, o sapateiro, todos. Os dois artistas constituíram, neste intuito, um portfólio de figurantes a quem, determinantemente, associavam a cultura e o património que define Bustos, como sendo aquele lugar e não outro, e que pode ser só exclusivo, pelo saber e memória daqueles rostos que lhes fizeram história. 

Temos, através deste projeto, o desejo de perpetuar o património humano, social e cultural, através dos rostos que são rosto, desta alma, desta gente.

Esta exposição, com cerca de um centena de fotografias, foi apresentada pela primeira vez ao público, no dia 18 de Fevereiro, e estava inserida no centenário das comemorações do Dia de Bustos, realizado na Junta de Freguesia de Bustos (união de freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa). 

JÓNI

COSTA

Um dos artistas da nova geração da nossa comunidade. Conhecido por todos pelo seu amor à música eletrónica também é do conhecimento geral o seu enorme talento para a fotografia. 

Mais um anorme amigo da nossa associação.

Obrigado Jóni!